O INFES – Histórico

 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) se insere em Santo Antônio de Pádua no ano de 1985, com a oferta inicial de apenas um curso (Licenciatura em Matemática).  Durante 26 anos, o polo da UFF em Santo Antônio de Pádua desenvolveu suas atividades no Colégio de Pádua e no CIEP Anaíde Panaro Caldas, com poucos professores. Na primeira década do século XXI, docentes, servidores e estudantes dedicaram-se ao projeto de construir em Santo Antônio de Pádua uma unidade de formação de professores, projeto que passou a fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF, o que foi concretizado após a formulação de uma política federal de ampliação do ensino superior (REUNI), na qual a UFF ofereceu atenção especial à interiorização.

Originalmente o Instituto foi criado sob o nome de Unidade de Formação de Professores pela Resolução 091/2008 do Conselho Universitário (CUV), de 12 de março de 2008. Posteriormente seu nome foi alterado para Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) pela Resolução 75/2009 do CUV, de 27 de maio de 2009. Desde 2012, o INFES expandiu consideravelmente seus quadros, passando de um total de 14 (quatorze) docentes para 73 (setenta e três), de 6 (seis) técnico-administrativos para 23(vinte e três) e contando, ainda, com 3 (três) bibliotecárias.

O curso de Pedagogia foi criado neste mesmo ano de 2009 e muitos avanços têm ocorrido a partir desta ocasião, como a organização de comissões para elaboração de projetos pedagógicos de novos cursos; a abertura de concursos públicos para docentes e técnicos administrativos; os esforços institucionais para a construção de uma sede própria; a reestruturação administrativa com eleição de diretor de unidade, coordenador de curso e chefia departamental; a criação do Departamento de Ciências Humanas (PCH) e do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB); o crescimento de matrículas discentes e muitas outras conquistas, frutos do trabalho coletivo.

Em 2010 criou-se o curso de Licenciatura em Física. Em 2011 foram criados os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Informática, além da Biblioteca do INFES. Apenas em 2012 que a unidade da UFF em Santo Antônio de Pádua se instalou em sua sede própria (como resultado de um projeto submetido dentro do Programa REUNI do Governo Federal)e assim expandiu seus limites, surgindo deste modo o nosso querido Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) como atualmente o conhecemos. Posteriormente, em 2013 foi criado o curso de Bacharelado em Matemática e em 2014, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo.

Atualmente, o INFES oferece os cursos de Bacharelado em Matemática e as Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Naturais, Computação, Pedagogia e Educação do Campo, perfazendo um total de 7 (sete) cursos de graduação. Além destes, possui 2 cursos de mestrado:

  • Programa de Pós-Graduação em Ensino, em nível de Mestrado Acadêmico (programa de pós-graduação próprio), e

  • Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da EEMIVR (Volta Redonda), em nível de Mestrado Acadêmico.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição têm transformado a realidade do município de Santo Antônio de Pádua e região. O avanço da cultura universitária tem afetado diversos setores, delineando um perfil profissional fundado na criticidade, nos princípios éticos, na responsabilidade e justiça social. A entrada da universidade na escola básica, por meio de diversos projetos, tem contribuído para a ressignificação da prática, e a participação efetiva dos estudantes universitários em diversas instâncias sociais tem alterado qualitativamente as relações com a população local. Junto a isso, os estudantes têm usufruído de oportunidades às quais muito dificilmente teriam acesso, tais como intercâmbios no exterior, participação de eventos científicos e em projetos de pesquisa, extensão e iniciação à docência. Em se tratando de uma região situada no interior do estado, as possibilidades advindas com a implantação do INFES podem ser avaliadas como bastante positivas.

 

 

 

Notícias

O Livro “Cacá e o rio Pomba” e o Livro "Meio Ambiente e Sustentabilidade"

Livro rio Pomba: O Livro “Cacá e o rio Pomba” foi escrito pelo Prof. da Universidade Fe[...]

O Curso de Computação do INFES em Santo Antônio de Pádua é muito bem avaliado no ENADE

  O curso de Licenciatura em Computação do INFES/UFF de Santo Antônio de Pádua obteve o conc[...]

Professora do INFES é contemplada no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ

É com enorme satisfação que divulgamos à comunidade acadêmica do INFES que a Profª. Drª. Nicole Bran[...]

Mestrado em Ensino – Seleção – 2018

Resultado de Seleção para Aluno Ouvinte: LISTA DE SELECIONADOS PARA CURSAR COMO OUVINTE A DISCIPLIN[...]

Notícias Antigas

Nota de Esclarecimento – 29/06/2018 Vimos reforçar junto a comunidade acadêmica do INFES [...]

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados